Viagem

Turquia As ruínas de Nemrut

Pin
Send

Depois de passear pela Capadócia, junto com um finlandês, decidimos alugar um carro. Queríamos visitar as ruínas de Nemrut e a maneira mais fácil de se locomover era com o carro. Além disso, o finlandês teve que voltar e seguir em direção a Konya, e também tivemos o problema de devolver o carro resolvido. O preço do aluguel era europeu. Saiu cerca de 35 euros por dia e o tanque cheio que tivemos que devolver vazio. Então colocamos as mochilas dentro e começamos a aventura.

Foi uma longa jornada através de vales e aldeias áridas, onde o minarete alegrou nossos olhos como um farol no meio do deserto. Foram longas horas com alguma parada para comer. Nas estradas, a comida turca não é grande coisa. Legumes cozidos, um pouco de carne com molho, mas - talvez não soubéssemos encontrar o prato ideal - não encontramos nada fora do comum. Obviamente, pedir comida é fácil. Basta apontar o dedo para o que você quer em uma vitrine como um escritório de advocacia.

Chegamos à terra curda. Começamos a escalar montanhas depois de passar alguns vales. A paisagem árida nos cercava e a vida no campo era baseada em pastores com o rosto bronzeado de tantas horas ao sol. Ficamos surpresos ao ver que apenas crianças e algumas mulheres trabalham nos campos daqui. Ou seja, onde os cavalheiros estariam. Meninos e meninas de 7 ou 8 anos carregando quilos de palha, transportando gado, trabalhando na terra. Para saber se eles sabiam o que era um livro e me pediram novamente "para saber onde seus pais estarão ..."

Queríamos nos apressar e dormir perto de Nemrut. Se eu e Guido - espanhol e italiano - tivéssemos parado em qualquer lugar. Havia tempo suficiente e estávamos de férias, nem era um plano de recuperação para a Turquia. Infelizmente, porém, quem estava pilotando o finlandês nessa última perna e, como seu vizinho Mikka Hakkinen, colocou a direta em busca das misteriosas ruínas de Nemrut.

Chegamos ao entardecer. Tínhamos coroado o pico de Nemrut a 2.150 metros - a montanha mais alta do leste da Anatólia - e muito perto de nós estavam as estátuas gigantes de Apolo, Zeus, Fortuna, Heraclio e Antioco, salvaguardando o túmulo do rei dos Comagenos. Conseguimos alcançar a porta da frente e eles nos disseram que haviam fechado. O finlandês queria entrar por gancho ou por bandido. Começamos a ficar um pouco cansados ​​do garoto. Como não havia outra opção, decidimos procurar um alojamento nas proximidades. Eu pensei que deveríamos descer um bom trecho até encontrarmos vida naquela montanha árida. Mas não. Tivemos sorte e, na colina, encontramos um hotel que, sem dúvida, parecia a melhor opção, dadas as circunstâncias.