Viagem

Tunísia, uma viagem de cinema

Pin
Send

Blogueiros em Sidi Bou Said, da esquerda. certo Alberto (Nação em Rede), Avistu (Viajablog), Alberto (Photonazos), Alegría (O Primeiro Passo), Carmen (Diário do Viajante)

Se você deseja viajar para a Tunísia, é muito provável que este não seja o artigo mais adequado para você, porque não fala do país como destino. Se você quer saber o que é uma viagem de blog, também não a recomendo porque a suposta viagem de blog à Tunísia não era assim. Mas se você quiser conhecer minha opinião pessoal - que pode ou não coincidir com a dos demais blogueiros que viajaram comigo - sobre as estranhas circunstâncias organizacionais que cercaram e viveram durante a viagem à Tunísia há alguns dias, continue lendo. Garanto-lhe que há surpresas que incluem elenco, filme e ônibus nos quais passei quase mais horas do que no meu quarto, por isso recomendo que você leia o post até o final.

Para aqueles que pensam que, quando você é convidado para um blog de viagem, conta apenas como é bonito e tudo está tingido de rosa, aqui está um artigo que mostra que nem tudo que reluz é ouro ou você cala a boca.

Notícias do colapso do turismo na Tunísia em um jornal de Madri

No Viajablog, recebemos no início de junho e da empresa Social Media o convite para participar de uma viagem de blog, uma viagem dos Bloggers à Tunísia, com uma agenda bastante completa e que incluía monumentos, atrações, atividades e cidades que eu não conhecia, então aceitei com prazer (dos quatro editores, eu era o único com disponibilidade e flexibilidade de datas) com partida prevista para 27 de junho e retorno Segunda-feira, 4 de julho.

Dado que a Tunísia estava nas primeiras páginas dos jornais até algumas semanas atrás por uma revolução popular que derrubou um ditador de fato, pareceu-me interessante viajar pela "Nova Tunísia". Quase no último minuto, quatro dias após a partida, finalmente recebemos a agenda que nos foi enviada pela empresa organizadora, a Draft FCB, e Comecei a ver as primeiras coisas estranhas.

Nenhum dos dois e-mails enviados indicava para quem estávamos indo, quem seriam os companheiros de viagem durante os sete dias e quais blogs eles representariam, algo que nunca tinha acontecido comigo antes. Além disso, eu havia solicitado uma alteração de datas na passagem de avião para ficar mais alguns dias na Tunísia no final da viagem de blog e viajar e visitar por conta própria e de forma independente pelas ruas da cidade e converse com seu povo em um ambiente menos programado. É claro que eu gastaria do meu bolso as despesas de visitas a acomodações, manutenção etc.

Esse pedido aparentemente razoável de alguém acostumado a viajar por conta própria e formar suas próprias opiniões, Fui negado na época e minha surpresa foi capitalizada quando vi que os dois patrocinadores eram o escritório de turismo da Tunísia e a companhia aérea tunisina, Tunisair, não poderia a própria companhia aérea que emitiu os bilhetes alterar as datas?

Mais surpresas no porta-luvas. O e-mail da agência de Barcelona que organizou a viagem indicava uma hashtag (7 dias para troca) para o Twitter e um site (www.7diasparacambiar.com). Quando verifiquei quem usou a hashtag Não reconheci nenhum blog de viagem mas havia produtores audiovisuais e caçadores legais. Ao visitar o site, o conteúdo prevaleceu devido à sua ausência e estava quase completamente em construção. Não só isso, o blog de viagem não era mais isso, mas foi mencionado na capa:

Através de 50 pessoas, mudaremos a percepção de um país

50 pessoas? Isso não tem nenhuma viagem de blog para mim, parece mais uma viagem organizada como um pacote turístico. A idéia secundária da viagem, segundo o site, era filmar um documentário cujos protagonistas seriam meia centena de vítimas, que tiveram que deixar a Tunísia quando as revoltas eclodiram ou que não puderam visitar o país pelo mesmo motivo. Dentro do segredo que cercava viajantes profissionais (blogueiros), a idéia era interessante a priori, embora precisamente a seção "Blogueiros" não mostrasse ninguém e estivesse em construção.

No final, não foi até segunda-feira à tarde, em frente ao balcão 250 do T1 de Barajas (embora já tivéssemos “descoberto” no Twitter), quando foi confirmado quem seriam os outros blogueiros que partiram no voo de Madri : Carmen (de Diario del Viajero), Alegría (de El Primer Paso), Alberto (de Fotonazos) e outro Alberto (de Nación en Red). Outro avião havia deixado Barcelona naquela manhã, mas não sabíamos, para variar, quem estava a bordo.

Aeroporto de Tunis, dois ônibus foram preenchidos com os participantes da viagem

A chegada ao aeroporto de Tunis foi tão caótica quanto o esperado quando conversamos sobre um grupo de 50 pessoas e começamos a ver as câmeras da equipe de filmagem em ação. Essa foi uma das duas constantes durante os 7 dias, que cada uma das atividades estará sujeita às necessidades da equipe que iria filmar em 50 vítimas. Se, por exemplo, eles precisassem gravar um casal viajando pelo deserto de sal, eles esperassem o resto para visitar, os guias os chamariam de volta para os carros e, em seguida, enquanto os outros passavam os minutos em nossos assentos, eles colocavam seus equipamentos e podiam rolar sem pessoas de fundo.

A outra característica da viagem foi a interminável espera no ônibus pela incapacidade de garantir que todos, viajantes e profissionais, estivessem no horário acordado em seus lugares. O primeiro dia de atividades acumulamos duas horas de atraso na forma de espera em um ônibus parado Sem saber quem estava faltando. Poucos dias depois, em Tozeur, às 05:30 da manhã, acordamos porque às 06:30 um ônibus partiu ... mas foi somente às 07:30 que começamos, novamente porque faltava "alguém". Se adicionarmos todos os atrasos de 7 dias, teríamos deixado tempo suficiente para um oitavo dia de viagem em que ver mais coisas.

De fato, na primeira agenda (de acordo provisória) que recebemos apareceu visitas que não foram feitas (Cartago, Museu Nacional do Bardo, Medina de Tunis e centro da cidade ...) e que eles poderiam ter sido feitos se as coisas tivessem sido organizadas de maneira diferente. Lembro-me com tristeza especial das corridas ao redor da Medina de Sfax, um autêntico mercado tradicional e nada turístico, onde todos ficaram encantados porque refletia o dia-a-dia das compras na Tunísia, enquanto nas medinas sem charme ou mais populares havia muitas minutos

Tabela reservada para vítimas (<>)

As vítimas estavam curtindo a viagem? Para responder que você tem que fazer isso no modo galego com uma pergunta Quantas vítimas estavam nesta viagem?. Sei que já escrevi 50 pessoas antes, mas, e aí vem a surpresa, só consegui identificar três, das quase vinte com quem conversei - que não eram organização, produção ou convidados profissionais - que realmente estiveram na Tunísia no início da revolução. Se fizermos uma extrapolação simples, então Quem eram os outros viajantes?

Atores. Alguns profissionais, que moram com esse trabalho, e as pessoas normais, os demais que assistiram a um casting, aconselhados por amigos e familiares. Parece bom antes que a câmera tenha sido recompensada com uma viagem à Tunísia, embora eu não saiba que nenhum deles (nem eu, certamente) tenha assinado qualquer documento para atribuir os direitos de imagem. Aprendi sobre isso no ônibus estacionado no aeroporto, no primeiro dos muitos tempos de espera da viagem, e que levou a um artigo cujo rascunho estava preparado para publicação, estava estacionado seno morra por estar cheio de erros (já que se baseava em um informação que não correspondia à realidade).

Em nossa visita a Douz, onde poderíamos atravessar as dunas macias de camelo e buggy e sofrer o golpe da coca cola, trocamos nossos dois ônibus por quinze dias em todas as terras naquela tarde e no dia seguinte. No dia seguinte neles Deixamos nossas mochilas para visitar a Medina de Tozeur. Má ideia. Na hora combinada em que fomos procurar os carros, os nossos (em que éramos a família que se tornou os cinco blogueiros que deixaram Madrid) desapareceram e com isso nossas mochilas que continham os laptops, entre outras coisas.

Aparentemente, alguém havia entrado em um carro que não era dele, não se importando nem um pouco e tinha ido para o hotel. Acabamos em outro terreno todo o que restou e fomos ao hotel para ver se nossas mochilas estavam lá, mas não as encontramos. Quando um dos guias me perguntou se eu lembrava da placa do carro, fiquei chocado. Havia 15 carros, 15 motoristas e uma única agência que gerenciava todos eles Quão difícil foi fazer uma ligação para o escritório e localizar o carro com as mochilas? Aparentemente, sim, porque no total houve 6 horas em que ficamos sem vê-los, sem saber se alguém havia sentado ou pisado nos que continham os laptops ou se o carro estava estacionado ao sol (o que, obviamente, é recomendado pela Apple para o bem). cuidado com seus produtos).

Naquela mesma tarde, todos os carros estavam identificado com um sinal e um número.

No domingo, o último dia inteiro da viagem (foi devolvido na segunda-feira), passamos em Hammamet, em uma área de hotéis e praia. Enquanto para os viajantes era o dia de folga, nós blogueiros planejamos às 17h. uma reunião em um navio com blogueiros tunisinos para falar sobre a revolução no seu país. Os cinco e amigos decidimos passar a manhã de táxi até a autêntica tradicional Hammamet Medina, a 12 km da zona hoteleira e do Medina / Shopping Center. Mas tivemos que mudar nossos planos, porque na noite passada eles nos disseram que a reunião seria às 2 da tarde. E ainda não sabíamos quem íamos entrevistarNós não tínhamos nenhuma informação sobre eles e não seria até o meio da manhã de domingo quando uma lista manuscrita começou a ser distribuída ... e todos começamos a procurar informações na Internet para não entrevistar cegamente.

O navio pirata techno em Hammamet e uma multidão tentando embarcar

Alguém teve a ideia de que a reunião ocorreria a bordo de um navio, estilo galeão pirata da Playmobil ancorado na marina, cerca de dez minutos caminhando sob o sol inclinado. O problema é que este navio, que parte do porto e faz um tour com música techno completa, foi cheio de turistas tunisinos e estrangeiros. Depois de um tempo espremido sob cobertura, foi dada uma contraordem e retornamos ao hotel onde uma alternativa era gerenciada. Nesse ponto, a única coisa que me impediu de abandonar a gaiola de críquete foi considerá-la um desrespeito aos tunisinos Eles vieram falar sobre sua experiência e responder às nossas perguntas. E fico feliz por ter ficado porque a conversa com esses homens e mulheres foi a mais autêntica da viagem.

Na última manhã, corremos para visitar a cidade típica - expressão que me repele quando a vejo em um livreto - de Sidi Bou Said que foi decorado para mais fotos e filmagens, enquanto apenas aqueles que ousaram se separar do grupo (se a presença deles não fosse necessária para posar na frente de uma porta) azul) eles tiveram tempo suficiente para acompanhá-lo. Como inexplicavelmente, o check-out foi feito às 10 horas da manhã, depois de passe por CartagoComo Sidi Bou Said era a prioridade para aquela manhã, acabamos saboreando nossa última refeição na Tunísia em uma lanchonete na área de embarque.

Gravando o documentário em Sidi Bou Said

Ao decolar do aeroporto de Tunis, fica-se a sensação de ter sido uma desculpa, uma figura para as filmagens de um filme, que convidou a promover um destino que, insisto, é o mais recomendado. Como blogueiro e como viajante, não consigo parar de me fazer uma pergunta em voz alta, para um país com as atrações turísticas que a Tunísia oferece, era realmente necessário fazer realidade dessa maneira? Um documentário é filmado ou uma Viagem ao blog é organizada Mas misturar os dois conceitos é uma receita certa para dificultar o trabalho e desestabilizar quem vamos, sem cobrar um único euro, com a ilusão de comunicar honestamente nossas experiências aos leitores.