Viagem

Trekking nas Montanhas Simien (Parte 5)

Pin
Send

Acordamos após nossa terceira noite nas montanhas e o fraco sol nos deu um pouco de alegria no clima desgastado com o qual fomos dormir na noite passada. Estávamos com fome porque mal comíamos e o café da manhã era escasso novamente.

Antes das 7 da manhã, já estávamos a caminho da estrada principal. Era uma larga faixa de terra vermelha que estava em construção. Apesar de ser um domingo e um feriado, Fanta disse que alguns caminhões com suprimentos para os trabalhadores tinham que passar. Chegamos a um barraco de palha, adobe e abrigo à sombra de uma grande árvore. Em breve, dezenas de crianças desta aldeia esquálida ao longo da estrada, eles se aproximaram de nós para nos contemplar de perto. Manu e eu estávamos esperando pacientemente pela chegada do caminhão.

O tédio tomou conta de nós e das crianças depois de uma hora. Levantei-me, peguei uma pedra e tentei minha mira apontando para uma pequena coluna de pedra a 10 metros de distância. Eu não tive sucesso. As crianças, atentas a qualquer novidade, me viram e riram divertidas. Eu joguei outro. E outra. E todo mundo começou a brincar comigo, tentando impactar diferentes objetivos que estávamos propondo. Então, passamos algumas horas até ver uma nuvem de poeira ao longe.

Chegou um caminhão que se ofereceu para nos levar por dinheiro. Pagamos e entramos na cabine, nos despedindo de nossos novos amigos. Depois de uma hora, chegamos às obras de uma ponte pela qual não podíamos passar. O andaimes de bambu eles pareciam frágeis, mas já os vimos em obras na capital, Adis Abeba. Aqui tivemos que trocar de transporte e, meia hora depois, estávamos andando em uma caminhonete que nos levou para cima em trilhos de terra.

Estávamos indo para uma cidade localizada a 3.000 metros de altitude, no topo de uma das montanhas da região. Era quase meio dia e o sol não era mais prisioneiro. De repente, a estrada foi truncada, quebrada por uma barricada de pedras e terra. Os trabalhos não haviam chegado além. O motorista nos disse que não podia passar dali e teríamos que terminar o percurso a pé. O sujeito, de uma gordura completamente incomum na Etiópia, saltou e apontou o caminho, comentando que teríamos que andar apenas meia hora para chegar ao nosso destino. Nós olhamos para Fanta, que assentiu, e saímos com nossas mochilas.

Mal tínhamos água e o calor já era insuportável. Depois de pagá-lo, nosso benfeitor partiu com sua coleta e nós éramos os três sozinhos. Não havia um caminho claro para começar a subida e Fanta parecia hesitante. A estrada estava em construção há vários meses e ele não voltava para cá desde antes de começarem. Cerca de cem metros descendo a colina, um homem estava andando em terras agrícolas que esperavam ansiosamente por uma chuva que parecia nunca vir. Fanta o chamou em voz alta e eles conversaram por um minuto. O homenzinho começou a subir em nossa direção. Ele se tornaria nosso guia improvisado.

A ponte com andaimes de bambu

Vídeo: Hiking in the Simien Mountains, Ethiopia in HD (Agosto 2020).