Viagem

Gurué e trekking ao Monte Namuli de Moçambique (Parte 5)

Pin
Send

Finalmente, depois de alguns dias de caminhada, chegamos à pequena vila nas encostas do sagrado Namuli. Lá, esperamos sentados no retorno da pessoa que deveria abençoar nossa subida à montanha: A Rainha da Montanha (Para Rainha da Montanha).

Depois de pouco mais de uma hora, a vimos chegar acompanhada pelo marido e outro homem. Ela era uma rainha com uma pequena comitiva, mas ela reina depois de tudo. Além disso, o marido usava uma jaqueta de agasalho que me fez pensar que outros espanhóis estavam lá antes de mim ... Ou isso, ou a Associação de Parques e Jardins de Alcorcón havia enviado roupas para patrocinar o rei consorte.

A rainha desta vila, fundada em bases matriarcais, sentou-se na calçada e começou uma função que nos fez parar de acreditar na magia do sagrado Namuli.

Nós tínhamos carregado nas mochilas os presentes que nos aconselharam a oferecer à rainha. Ou seja: 1 quilo de arroz, outra farinha, outro açúcar, outra massa e uma pequena garrafa de rum de coco (que era caseiro). Após uma breve apresentação - usando um intérprete que traduziu nosso português para o dialeto tribal - a rainha nos perguntou o que nos levou aos Namuli. Comentamos nossa viagem por Moçambique e como ouvimos falar sobre Vilanculos Sobre este lugar especial.

A conversa durou mais alguns minutos até o ponto crucial chegar. Tiramos nossas ofertas e a rainha torceu o gesto automaticamente. O que ele mais gostou foi o rum. Todos bebemos em alguns copos que ele tirou do azul de seus súditos. Quando ele apressou seu copo (em uma bebida), ele nos libertou, pura e simplesmente e em português perfeito, que tivemos que pagar 600 Meticais cada um para que ela orasse aos deuses e o tempo estava favorável quando, na manhã seguinte, tentamos subir ao topo do Namuli.

É aí que todo o misticismo que o lugar poderia ter terminado.

Depois de um tempo de discussão - nem sequer tínhamos esse dinheiro conosco - decidimos que eles poderiam manter sua montanha, porque para nós a estrada tinha sido tão gratificante que escalar uma montanha não era exatamente adequado para nós. Pelo menos, a rainha teve o bom coração para nos receber sob o teto dela naquela noite.

Caminhamos até a área das casas onde estava parte de sua família. O rei consorte, um personagem muito mais agradável e mais próximo que a rainha, nos emprestou alguns tapetes e nós três nos deitamos para descansar à luz de um sol que finalmente começou a perder força, facilitando a vida dos pobres mortais que tentam viver nessas áreas de calor infernal.